O que esperar de diferente na versão 4.0?

Ao se falar na mudança da versão 3.0 para a 4.0 de emissões de CTe pode ocorrer um certo desconforto, mas fique tranquilo, pois, o impacto dessa troca não será grande. Falando em questões estruturais do preenchimento e envio do CTe não irá ocorrer mudança nenhuma.

Logo, a mudança que ocorre é em relação aos eventos de uso comum do Transportador, como: 

CTe de Anulação;

CTe de Substituição;

Inutilização do CTe;

CTe com status de Denegado.

Além dessas alterações, houve alteração durante o processo de validação do CTe pelo SEFAZ. A nova versão possibiliza que o documento seja enviado para o orgão validador sem necessidade de consulta, evitando erro no Lote de Processamento.

Mas afinal de contas, quais as mudanças no CTde Anulação e de Substituição?

Vamos concordar que na correria do dia a dia podem ocorrer erros durante a emissão dos documentos e para estar realizano a correção dos mesmos basta apenas solicitar ao tomador do documento a manifestação da Prestação de Serviço em Desacordo, após é possível emitir o CTe de Substituição, sem a necessidade do CTe de Anulação de valores. 

Ótima notícia, não é mesmo? Afinal de contas quem não gosta de otimização no processo da emissão.

A Inutilização do CTe será extinta?

Em maio de 2021,o SEFAZ alterou algumas regras sobre a Inutilização do CTe. Portanto, quando o emitente tenta emitir um CTe usando um número que foi anteriormente inutilizado, o CTe sobrepõe este número, autorizando a emissão sem rejeições.

Por meio das revisões ocorridas, entende-se que a inutilização do CTe não possui mais uso prático.

E para finalizar, o status “denegado” será extinto?

Como sabemos a partir de abril de 2023, empresas com irregularidades os documentos em questão tem sido “rejeitados”, tornando desnecessário a continuidade do status denegado.  Agora, o SEFAZ comunica qual a irregularidade e após regularizado, o CTe terá o status “autorizado” sem a necessidade de gerar um novo documento com nova numeração. 

E ai, o que achou das informações?

Com o time da Inove pode ficar tranquilo, pois, somos especializados na emissão de CTe e MDFe. 

Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Leave A Comment